top of page
Buscar
Foto do escritorEquipe de Vendas

Dicas para criar o espaço no estilo da família

Quem é que não se sente bem em um lugar arrumado, limpo e bem decorado? Bom demais, né? E se você acha que pra ter um lar aconchegante e bonito assim dá muito trabalho, vai ver que uma decoração de casa simples é mais possível do que imagina.

O melhor de tudo é que, com apenas algumas dicas práticas, você consegue um resultado incrível, que tem a sua cara e da sua família. Não precisa se preocupar com um orçamento apertado nem reformas muito elaboradas, viu? Aqui a gente tem todas as informações necessárias pra começar hoje mesmo. Vamos lá? 🤩



A relevância da decoração pra refletir a essência da família

As revistas e os sites de arquitetura e de decoração estão repletos de tendências e de fotografias maravilhosas de ambientes sofisticados e impecáveis. É tudo lindo, com certeza, mas você não acha que os espaços são sempre impessoais demais?

Pois é! O que falta é aquele toque especial — a personalidade dos moradores nos detalhes da decoração. E se você pensa que isso não tem relevância, saiba que um ambiente preparado com as particularidades das pessoas que ali vivem contribui bastante com:

  • a funcionalidade do dia a dia;

  • o conforto e o aconchego em família;

  • a valorização da identidade de cada morador;

  • o descanso — merecido — no fim do dia;

  • a sensação de pertencimento, de acolhimento e de refúgio;

  • a produtividade dos afazeres diários etc.

Já parou pra pensar no quanto a gente se conectou mais com o nosso lar depois da pandemia do coronavírus? Com a recomendação de ficar em casa sempre que possível, apesar de tudo, tivemos a chance de redescobrir nosso cantinho e valorizar ainda mais a casa e a família. 💛

E vamos combinar uma coisa, a nossa casa é um lugar onde devemos nos sentir bem, concorda? Daí a importância de cuidar de cada espaço com amor e dedicação, criando e recriando os ambientes pra que eles se tornem cada vez mais convidativos e acolhedores.


A importância da qualidade dos móveis

A nossa casa merece esse cuidado, claro, mas uma decoração realmente bonita e eficaz só é possível quando a gente sabe escolher bem o mobiliário e os outros elementos do espaço.

Daí a importância de contar com móveis de qualidade, porque eles vão fazer com que seu projeto dê certo logo de cara, sabe? Sem aquela necessidade frustrante de reparos ou de mudança de planos na hora de manter a decoração pensada. 🧱🔨

A resistência dos produtos e a sua durabilidade ajudam ainda no conforto e na segurança do lar. Sem mesa capenga, gaveta emperrada ou porta rangendo! E, pra complementar, você ainda pode optar por uma mobília funcional, que otimize a organização do espaço, por exemplo. Tem dica sobre isso mais à frente!

Já se convenceu da importância de uma decoração simples e do papel que os móveis de qualidade têm na hora de criar ambientes?

Então, agora a gente já pode te dar as dicas certas, que vão ajudar na hora de pensar os espaços com um toque de personalidade e de um jeito prático. Veja só o que você pode fazer!


1. Definir o estilo que deseja

O primeiro passo é estabelecer um estilo, pra que ele funcione como um norte pra sua decoração. E essa escolha pode ser baseada até no estilo de vida da família, quer ver só? Se vocês amam animais e natureza, podem adotar uma pegada que os decoradores por aí chamam de “urban jungle”, que é quando plantas e outros elementos naturais são usados pra decorar. 💐🌿

Outra ideia é apostar num toque mais clássico ou contemporâneo, numa decoração oriental ou retrô, no estilo industrial — com cimento queimado, tijolinhos e tubulações aparentes — e até mesmo minimalista, em que “menos é mais”. Na dúvida, porém, dá pra optar por uma decoração atemporal, que prioriza cores neutras e ambiente limpo.


2. Adicionar toques pessoais

Independentemente do estilo escolhido, o segredo de uma decoração de casa simples e bonita é pincelar os espaços com toques pessoais. E quer uma coisa mais intimista que fotografia de família, por exemplo?

Então, visite os álbuns de fotos ou revele os arquivos digitais e dê vida ao seu lar com molduras e porta-retratos que dialoguem com a casa aconchegante. 👪

Além de preencher espaços estratégicos, como paredes vazias, racks e painéis, você ainda vai trazer à tona diversas lembranças boas e fragmentos do passado. Eles merecem ser saboreados com mais frequência pelos familiares e amigos não acha? Brinque com as imagens e os formatos de molduras, opte por uma padronização ou se jogue num mix variado de cores, formas e texturas!


3. Valorizar o talento da família

Outra maneira de deixar a sua decoração ainda mais pessoal é trazer para o foco o que a sua família faz de melhor. Os artistas da casa podem se manifestar e contribuir com a proposta de um jeito divertido e especial. Que tal deixar os desenhos dos filhos à mostra ou valorizar alguns talentos e hobbies escondidos?

Além de permitir a participação de todos na composição do lar, a decoração vai fazer com que todo mundo se sinta realmente em casa, porque tem um pedacinho de cada um ali! Artesanatos, pinturas, esculturas ou até instrumentos musicais podem se transformar em verdadeiras obras de arte expostas na sala ou em outros cômodos.





4. Aproveitar lembranças de viagens na decoração

Mais um toque pessoal é quando a gente decora a casa com aqueles itens trazidos de viagens, sabe? Um suvenir, um quadro, uma caneca, um artesanato local…

Tudo pode fazer parte da decoração da casa e ainda ajuda a contar uma história — ou várias histórias — toda vez que vocês olharem para os objetos. É gostoso demais reviver bons momentos!


5. Trocar os móveis de lugar

Renovar a mobília toda é uma maravilha, principalmente quando a loja oferece crediário próprio e boas opções de pagamento parcelado. Mas nem sempre é possível fazer um investimento assim, né? É preciso dar um passo de cada vez.

Se não der pra comprar móveis que renovem todo o espaço, então, experimente trocar alguns de lugar. Só com uma disposição diferente já dá pra conseguir um ambiente renovado. Uma dica é aproveitar melhor os cantos, priorizar a iluminação natural e manter livres as passagens de circulação.


6. Renovar as paredes

Antes de instalar sua galeria de fotos, molduras, pôsteres e outros quadros, que tal trocar o revestimento das suas paredes? Quando fazemos isso, a casa fica com aspecto de nova, sem falar que valoriza bem mais a decoração.

Se a ideia é mudar totalmente o visual do ambiente, você pode descartar os tons neutros e apostar em cores vivas — por que não? Escolha uma parede, por exemplo, e faça dela a protagonista do lugar. Dá pra pintar de amarelo, coral e até preto, viu? 😏

Outras formas de repaginar a casa é com texturas, adesivos ou papéis de parede. Algumas adesivações, inclusive, imitam revestimentos, como tijolinhos aparentes, pastilhas, azulejos portugueses ou madeira. Ou seja, o espaço fica totalmente diferente sem quebradeira e sujeira de obra. Perfeito!


7. Investir em tapetes e em almofadas diferentes

Mesmas paredes, mesmos móveis? Então, que tal mudar a decoração trocando apenas as capas das almofadas? Isso vale para cortinas, tapetes, toalhas de mesa e por aí vai. A proposta aqui é complementar a decoração de casa simples, com cores novas, texturas diferentes, estampas ou o que mais a sua criatividade permitir.

Sabia que é tendência usar tapeçaria na parede, por exemplo? Está aí uma ideia diferente pra renovar os ares da sua sala. Ou quem sabe você não anima mudar até os estofados dos sofás e as poltronas e deixar tudo combinando melhor? Fica a dica! 😉


8. Fazer uma boa faxina

Você não leu errado. É isso mesmo! Às vezes o que sua casa precisa é de uma faxina daquelas mais profundas, com uma boa dose de organização. É um jeito ótimo de liberar espaço, jogar coisas fora, reaproveitar objetos esquecidos e muito mais.

A gente nunca deve subestimar o poder que uma faxina tem. Ao arrumar gavetas e armários, conseguimos selecionar melhor nossos pertences e fazer uma divisão justa: o que fica e o que pode ser renovado, reciclado, doado ou até vendido.

Durante essas organizações unidas à limpeza, aliás, vale a pena aproveitar caixas organizadoras e até móveis funcionais — como uma cama com box baú. Eles deixam tudo no lugar certo e mantêm a sua decoração em destaque. ✨


9. Ampliar ambientes com espelhos e iluminação

Tem a sala pequena e quer deixar o cômodo maior? Não precisa quebrar nenhuma parede! Existe um truque bem simples, que faz o ambiente ficar mais amplo. O espelho na decoração causa essa ilusão visual, por isso, você pode deixar qualquer lugar mais espaçoso aplicando molduras espelhadas na parede ou até em móveis e em outros objetos.

Além dos espelhos, o vidro é um material que ajuda bastante ao criar essa sensação de amplitude e de leveza na casa. Agora, pra fechar com dez, é só valorizar a iluminação do local, seja natural, seja artificial. Quanto mais clarinho ficar o ambiente, maior ele parece ser, pode acreditar! 💡


Pronto, com estas dicas, você já pode colocar a mão na massa e curtir uma decoração de casa simples, mas cheia de estilo e de personalidade. Com certeza, a família vai adorar o carinho nos novos detalhes e aproveitar também a nova versão do seu lar.



11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page